sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Gato e a Rata Salsinha


      Numa aldeia muito distante vivia um gato muito gordo, que passava a maior parte do dia esfomeado. Comia de tudo e qualquer coisa:

- Miauuuuu! Que fome! – Exclamou ele o Gato assim que acordou do longo e demorado sono. Espreguiçou-se. – Vou fazer uma ronda para ver se encontro algo para comer.

Então levantou -se e foi dar um a volta à aldeia. Procurou, procurou e não encontrou nada que lhe mantasse a fome. Por isso resolveu subir à árvore à procura das presas.

Em baixo a chorar muito triste estava a rata Salsicha encostada à árvore a lamentar-se por estar sozinha.

- Iame… iame, parece que já tenho o que comer! – Disse o Gato assim que viu a rata Salsicha.

Desceu da árvore e aproximou-se com todo o cuidado da rata Salsicha sem que ela percebesse. Aproximou se lentamente por trás e tirou as garras para atacar…

- Por favor não me comas?! – Pediu a rata Salsicha que se afastou logo que viu uma sombra atrás dela. – Não me comas.

- Porquê que faria essa maldade dessas contigo? – Perguntou o Gato depois de descer a pata. – Eu não ia comer-te.

- Então porquê que me ias atacar? – Perguntou a rata.

-   Não ia atacar-te. Percebeste mal porque eu só queria perguntar porquê que está linda rata a chorar?

- Oh, obrigada por estares preocupada comigo, justamente, agora que me sinto tão sozinha.

- Porquê?

- Porque me perdi dos outros, por isso agora estou sozinha e não sei para onde ir.

- E a tua família?

- Eles foram para a cidade. Umas ratazanas do esgoto invadiram o nosso território, levando tudo o que era nosso, por isso a minha família foi à procura de novos sítios para viver na cidade.

- Oh que história tão triste! – Fingiu o Gato estar muito comovido. – Posso ajudar-te?

- Ajudar-me? Como? – Perguntou a rata Salsicha.

- Sendo teu amigo e deixar-te viver na minha casa. – Disse o Gato.

- E não me vais comer?

- Claro que não. Seria incapaz disso, além do mais vou ajudar-te porque disseste que estavas sozinha. – Disse ainda o Gato. – Vem comigo para minha casa. Lá tem de tudo.

- Ah sério! Tu queres ser meu amigo?

- Sim quero.

- Obrigada. Nem sei como te agradecer.

- Agradece-me depois. E como te chamas? – Perguntou o Gato com um sorriso na cara.

- Salsicha…

- Salsicha? Aonde? – Perguntou o Gato parecendo muito descontrolado a cheirar o ar. – Onde está a salsicha?

- O meu nome é rata Salsicha.

- Ah ok?! Então não há salsicha nenhuma? – Disse o Gato, muito desiludido. – Bem, o meu nome é Gato. Queres vir comigo para casa?

- Sim, mas tens que prometer que não me vais atacar!?

O Gato “cruzou os dedos” e abanou a cabeça com um sorriso maléfico. – Eu prometo que não te vou atacar em momento algum.

Dito isto, o Gato levou a rata Salsicha para sua casa e como o prometido não a atacou. Não por que não quis e nem por falta de vontade, porque queria ganhar a sua confiança.

E para ganhar a confiança da rata Salsicha, Gato começou a fazer de tudo para deixá-la bem confortável, não deixou que nada lhe faltasse e fez questão de deixar a rata Salsicha sempre bem alimentada.


Um dia estava o Gato muito distraído a olhar para a gata do outro lado da janela.

- Gostas dela? Perguntou a rata Salsicha para o Gato.

- É a gata mais linda do mundo, Chama se Mey e faz tempo que gosto dela, mas ela escolheu ficar com  Randy, o gato mais forte da aldeia. – Confessou o Gato.

- Hum! E porquê não lutas por ela? – Perguntou a rata Salsicha.

- Porque Randy é mais forte do que eu e consegue facilmente ganhar-me. Já tentei uma vez e ele venceu-me.

- E não queres ficar com a Mey?

- Quero. Por ela faria tudo, mas ela nunca olhará para mim…

- Oferece- lhe um presente. Aposto que ela vai gostar. – Aconselhou a rata Salsicha. – Resulta sempre.

O Gato saiu logo de casa, foi comprar um presente para oferecer á Mey, a gata dos seus sonhos.

Mais tarde chegou a casa ainda mais deprimido e muito cansado.

- Então, o que disse a Mey?- Perguntou a rata Salsicha muito curiosa.

- Nem cheguei a entregar-lhe o presente. Eu ia dar-lhe, mas ela estava acompanhada. Depois sai logo a correr quando Randy me viu.

- Gato, se quiseres ficar com a Mey para ti, tens que lutar com o Randy e vencê-lo.

- Ele mata me! É o Gato mais forte da aldeia.

- Mas disseste que farias tudo pela Mey, por isso está nas tuas “mãos” só tens que ser corajoso e ir á luta, não existe Gato mais corajoso e bondoso que tu.

- Porque dizes estas coisas tão lindas sobre mim? – Perguntou o Gato, um pouco emocionado.

- Porque és o meu amigo e os amigos são para apoiar e para ajudar quendo precisam, por isso, conta com a minha ajuda para conquistar Mey.

O Gato que não estava mesmo á espera de ouvir aquilo, não só ficou comovido como também ficou muito calado. A intenção do Gato sempre foi desde o início levar a rata Salsicha para sua casa, ganhar sua confiança, alimentá-la bem e depois comê-la. Mas agora tenho quase a certeza que algo iria estragar o seu plano.

O que será?


Um dia, num calor forte de fazer suar, estava a rata Salsicha a fazer limpeza á casa quando ouviu uma conversa do Gato com o seu amigo que lhe foi visitar.

- Oh amigo! Para quando é que é o banquete que tanto esperamos? Perguntou o seu amigo.

- A rata ainda está muito magrinha, por isso temos que esperar mais uns dias. – Respondeu o Gato.

- E a rata ainda não desconfia de nada?

- Claro que não. A rata Salsicha pensa que somos amigos. Ela é muito meiga.

- E tu és muito esperto.

- Eu sei meu amigo. É por isso que tu estás convidado para o banquete. Vou tentar engordar ainda mais a rata para que tenhamos um bom banquete no sábado, está bem?

- Estarei cá de certeza.

Os dois amigos desataram á gargalhada, o que fez com que a rata Salsicha ficasse ainda com mais medo. A tremer por dentro e por fora, a rata Salsicha agarrou na sua trocha e saiu da casa do gato com toda a pressa. Correu como nunca correu antes na vida. Embora estivesse um pouco gordinha não parou nem um minuto para descansar.

Enquanto que a rata Salsicha fugia já parou o mais longe possível da aldeia, o Gato assim que deu por sua falta em casa saiu de casa e foi á procura dela na aldeia.

Procurou, procurou, procurou e quando estava prestes a desistir ouviu uns “gritos” da rata Salsicha a pedir socorro.

- Por favor não me comas! – pediu a rata Salsicha deitada no chão com as garras do gato Randy em cima.

- Deves ser a tal amiga do Gato que vivia em casa dele. – Perguntou o gato Randy muito vitorioso.

- O Gato mentiu-me. Ele enganou –me.  Pensava que éramos amigos. – Respondeu a rata Salsicha em aflição.

- Ahahahah, amigos? Não sabia que o Gato era assim tão esperto. Enganou uma rata, levou a para sua casa, encheu a de comida pra engordar para depois ter um bom banquete. Mas pelos vistos quem vai saborear este delicioso banquete sou eu e a minha gata Mey.

O gato Randy esticou uma das patas, tirou as suas garras afiadas e quando as ia lançar para o pescoço da rata…

- Tira as tuas patas da minha amiga. – Interferiu  o Gato empurrando o gato Randy tirando-o de cima da rata Salsicha. – Não te atrevas a tocar na minha gata.

- Gato, Gato, Gato. O que é que tu estás a querer fazer? Não me digas que vieste salvar o teu almoço? – Perguntou o gato Randy muito trocista. – Queres morrer?

- Quero recuperar o que é meu. A Mey e a minha amiga rata Salsicha. – Encarou o gato muito corajoso.

- Pareces me muito corajoso Gato. O que é que te aconteceu? – Perguntou o gato Randy.

- Descobri que vale a pena lutar para ter as coisas que gostamos.

Já dito tudo o que tinha para dizer, Gato saltou para cima do gato Randy e com o seu peso e a sua força derrubou-o para o chão com muita facilidade e no final ainda ficou sentado em cima do gato Randy que perdeu os sentidos, logo após a pancada.

- Gato, conseguiste!? – Disse a rata Salsicha muito admirada e muito feliz.

- Devo a ti. Foste uma grande amiga todo este tempo e desculpa se não fui capaz de ser o mesmo para ti. – Disse o Gato muito sério. – Agora sei o que são realmente verdadeiros amigos.

- Gato, não acredito que ganhaste ao Randy! – Chegou a Mey muito espantada. – Foste muito corajoso e eu gosto de gatos assim.

- Verdade? – Perguntou o gato todo derretido a olhar pra Mey.

- Verdade. Então não queres me convidar pra ir para tua casa? – Ofereceu-se a Mey.

- Claro. Eu adoraria. – Disse o Gato muito sorridente. –  rata Salsicha, não queres vir connosco?

- Voçês não me vão comer? – Perguntou a rata Salsicha.

- Eu sou vegetariana, por isso não te preocupes comigo. – Disse a Mey.

- E eu a partir de agora prometo que vou deixar de comer animais e tentarei ser vegetariano como a minha namorada. – Disse o Gato. – Estarei sobre a vossa responsabilidade.

- Sendo assim, eu aceito voltar para tua casa. – Disse, finalmente, a rata Salsicha.

Muito felizes abandonaram o local e acompanhado pela gata dos seus sonhos ( Mey) e a sua amiga (rata Salsicha) , Gato voltou para sua casa como sendo o gato mais feliz do mundo!


P.S : Como o prometido o Gato nunca mais quis caçar as presas, e passou a ser vegetariano. Assim perdeu alguns quilos e, viveram os três para sempre!




uma história escrita por mim, que fala de uma amizade entre um Gato e uma Rata. A mim agradou-me muito escrevê-la, principalmente porque se trata de uma amizade impossível que se tornou possível com o tempo e também porque se trata de escrever, que eu adoro. :)

Sem comentários: